Jump to content

5 posts in this topic

Recommended Posts

Filed: AOS (apr) Country: Brazil
Timeline
Posted

Acabei de saber que os brasileiros que se mudam para exterior, tem que fazer a  Declaracao  de Saída Definitiva do País

Que insenta voce de pagar impostos no Brasil em caso de trabalhar nos EUA ou s'o por ter uma casa no Brasil, sem que gere renda.

Mas tem lados contrarios, se voce tiver conta em banco brasileiro, eles vao cancelar sua conta, etc...

Estou vivendo aqui como residente desde fevereiro 2015. Nao dei a declaracao ate hoje, visitei O brasil por 1 mes em agosto 2015.

Tenho uma conta bancaria brasileira com 20 mil reais, vou ter uma casa no meu nome junto a nome de meu marido americano e irmaos e mae, herdei 200 mil reais que vao ser colocados na minha conta brasileira.

Pensei em fazer esta Declaração de Saída Definitiva do País , at'e que descobri que se fizer minhas contas de banco serao canceladas...

Agora ja prefiro nao fazer.

Alguem em situacao parecida? Que viva nos EUA mas tenha bens e dinheiro no Brasil?

Voces tem que pagar imposto no Brasil por causa disto ou por causa de renda americana?

Meu pai me declarava como dependente nos impostos de renda dele, entao meu cpf esta regular, mas como meu pai faleceu, penso se vou ter que comecar a fazer o meu imposto de renda, ou se minha mae pode me declarar como dependente, o problema 'e que meu marido vai ter cpf constado em uma das casas, nao sei se ele vai ter que pagar imposto brasileiro por causa disto..

Voces brasileiros com Green card ou cidadania americana, sabiam disto? fizeram sua Declaração de Saída Definitiva do País ?

Se nao fizeram nunca, ja tiveram algum dia problema ao ir visitar o Brasil?

Se o seu cpf ficar irregular por nao declarar impostos de renda, mas o passaporte estiver valido, Pode viajar sem problemas? Obrigada!

Posted (edited)

Não lembro de ter lido em lugar nenhum que as contas são canceladas. Qual sua fonte pra essa informação?

Minha sugestão é vc ler o site da receita https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/dirpf/comunicacao-de-saida-definitiva-do-pais/orientacoes-gerais-2017

Eu sabia da declaração, fiz a minha dentro do prazo, pois minha mudança foi planejado e quis deixar tudo o mais organizado no Brasil pois não faço ideia quando posso ir pra lá novamente  

edit: consulte a receita ou um contador que entenda de imposto de renda pra pessoas no exterior para saber como vai ser a questão da sua declaração, principalmente por estar recebendo uma quantidade alta de dinheiro. Se vc tem 10.000 dólares ou mais em contas no exterior, vc também precisa informar por aqui, se não me engano se chama fbar (usa o search aqui que tem tópicos sobre isso)

ser declarado como dependente não é simples e vc precisa atender a requisitos.

Edited by p-ana
Timeline
Posted

Ola Ana ! Obrigada pela info!

Pelo o que eu li neste site :

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/as-regras-para-declarar-dependentes-no-imposto-de-renda-2016/

Como eu fiz 21 anos em agosto 2017, mesmo casada e morando nos EUA, meu pai poderia ainda me constar como dependente dele, sem problemas porque me qualifico nas 3 categorias de dependente abaixo que sao ''casos especiais'' e todos podem ser constados dependentes, ja que menor de 22 anos. So que fico com a duvida se meus ganhos nos EUA, deveriam ter sido declarados pelo meu pai no IR dele... 

Filhos casados, genros e noras

Ainda que os filhos sejam casados ou vivam em união estável, eles podem ser incluídos como dependentes na declaração dos pais, desde que eles se enquadrem nas demais regras para inclusão de dependentes na declaração.

Caso isso ocorra, o cônjuge ou companheiro também pode ser declarado como dependente na declaração do sogro. 

Dependente não residente no Brasil

Pessoas que se enquadrem nas regras para serem dependentes, mas que tenham morado fora do Brasil no ano ao qual a declaração se refere não perdem sua condição de dependentes. Um pai com um filho menor de idade que passou o ano passado nos Estados Unidos, por exemplo, pode declará-lo como dependente.

Comprovação da condição de dependência

A condição de dependência deve ser passível de comprovação por meio de documentos, como a certidão de nascimento (filhos), a certidão de casamento (cônjuge), o contrato de união estável ou outra prova de coabitação (companheiro) ou o termo de guarda judicial (para filhos de pais separados, irmãos, netos e bisnetos).

Quando o dependente pode ser incluído em mais de uma declaração

Uma pessoa que deixou de ser dependente de um contribuinte e passou a ser dependente de outro pode ser incluída como tal na declaração de ambos os contribuintes no ano seguinte à essa mudança.

Um filho que era dependente da mãe e se casou em 2015, passando a ser dependente da esposa, por exemplo, pode ser declarado como dependente por ambas no IR 2016.

Os dois contribuintes que declararem um mesmo dependente têm direito ao desconto integral de despesas realizadas em benefício do dependente no valor de 2.275,08 reais.

Outra exceção é o ano em que a pessoa deixa de ser dependente e passa a fazer sua própria declaração. Nesse caso, ela pode declarar os rendimentos e despesas referentes à parte do ano em que não era mais dependente e o contribuinte que a incluía como dependente pode declarar os rendimentos e despesas referentes ao período de dependência.

Um jovem que completou 22 anos em 2015 e passou a ser obrigado a declarar em 2016 ainda poderá ser considerado dependente na declaração de um dos pais. Nesse caso, os rendimentos recebidos enquanto ainda tinha 21 anos devem ser informados na declaração do pai, enquanto os rendimentos recebidos dos 22 anos para frente devem ser declarados por ele. Nessa situação o pai também terá direito ao abatimento integral do valor do imposto a pagar por dependente referente a este filho.

Quanto a declarar valor de banco americano. minha conta americana nao tem mais que 8 mil dolares, entao isto nao 'e problema.

A fonte para as contas serem canceladas, 'e porque diz o website, que se voce dar a declaracao de saida definitiva do pais, tens que deixar todos os bancos/ coisas financeiras a qual vc esta ligada, aparte que voce nao vai ser considerada residente do brasil no ano .

Sendo assim, seu cpf migra de residente para cpf de estrangeira e muitos bancos brasileiros, nao tem enterece em ter contas abertas para ''nao residentes, aka estrangeiros.''

FONTES:  http://adlerweb.blogspot.com/2016/01/contas-bancarias-para-quem-se-mudou-do.html

http://vivertrabalhareestudarnoexterior.com/declaracao-de-saida-definitiva-nao-residentes/   (

5. Em relação à questão bancária, o que acontece com o não residente no Brasil?

O não residente fiscal no Brasil passa a não poder ter uma conta bancária “comum” no país. Teoricamente – digo isto porque pelo que já percebemos não há (ainda) uma fiscalização rigorosa quanto a isto – o cidadão não residente terá que solicitar a abertura de uma Conta de Domiciliado no Exterior (CDE). Esta é a forma de manter seus reais no Brasil.

Além disto, movimentações acima de 10 mil reais passam a ter que ser justificadas.

Infelizmente não há muita informação disponível sobre esta conta. Já entramos em contato com alguns bancos mas não obtivemos sucesso. Assim que tivermos mais detalhes, redigiremos um artigo exclusivo sobre o assunto.

https://diariodocasal20.wordpress.com/2017/03/18/comunicacao-de-saida-declaracao-de-saida-definitiva-do-brasil-e-como-manter-conta-bancaria-no-brasil/

Timeline
Posted

3º Passo: Comunicar as fontes pagadoras

Você deve comunicar, por escrito, todas as fontes pagadoras de rendas no Brasil que poderão efetuar pagamentos à você na condição de não-residente:

• O seu empregador;
  • O locatário do seu imóvel e o seu procurador para que os recolhimentos dos impostos possam ser feitos adequadamente;
  • A sua empresa da qual você é sócio ou consta no contrato social como estatutário (caso você seja administrador, você deverá nomear representante legal para responder por você)
  • Seu banco. Ah, o banco… este é um capítulo à parte. Mas vamos lá.

Você deverá encerrar sua conta bancária, até então de residente, e abrir uma conta de não-residente. O problema é que são muito poucos os profissionais bancários bem informados sobre contas de não-residente

https://medium.com/@liontax/foi-embora-do-brasil-e-não-comunicou-a-receita-federal-corra-que-o-prazo-está-acabando-84e24ecbf061

• 4 months later...
Timeline
Posted

Estava buscando um pouco mais de informações sobre o aviso de saida. Não estou tão adiantado no processo quanto vcs estão mas, meu EAD and AP foram aprovados duas semanas atras e estou no Brasil para passar as festas de final de ano com familia no Brasil.

• A questão e fecharem contas em bancos é verdadeira? Eu tenho contas em dois bancos e sinceramente não gostaria de fecha-las justamente porque fazem minha vida muito mais simples quando estou aqui.
  • Outro ponto é.....o periodo de fazer o aviso de saida nao esta claro no site da receita. Pelo que eu entendi, me parece que saímos do Brasil, e só depois de 12 meses temos que avisar a Policia/Receita Federal?

Vocês fizeram o aviso?

8/14/17 --- AOS sent I-485, I-765, I-131

8/16/17 --- AOS Packet received Chicago USCIS Day 0

8/21/17  --- Received email & text notification 

8/23/17  --- Received hard copy of NOA  

9/01/17  --- Biometrics letter notice for I-485 & I-765 & I-131  

9/11/17  --- Biometrics Appointment Done

10/17/17 - Case Is Ready To Be Scheduled For An Interview

11/30/2017 - EAD/AP Approved
12/01/2017 - Card in Production
12/05/2017 - Received Approval Notice in the Mail
12/06//2017 - Card Mailed (Priority Mail) to Me
12/07/2017 - Card Received 

1/19/18  --- Interview Date 2/21

2/21/18  ---  Approved on the Spot

• 1 hour after the interview received uscis mobile app alert
  • Status changed from "Interview is scheduled" to "New Card Is Being Produced

2/26/18  --- Received hard copy of NOA for the Green Card

2/26/18  --- USCIS Mobile Status changed to "Card was mailed to me"

2/28/18 --- Permanent Resident/Green Card received :jest:

Travelling with Combo Card Feedback 

AOS Interview - Review and Tips

Brazil Instructions After i-129F Approval    and  Emails Sent by NVC and Brazilian Embassy after the i-129F approval

B2 Visa Experience / Mother-in-law financially challenged for visa

Please register for informed delivery if it is applicable in your region - USPS INFORMED DELIVERY

NVC - (603)-334-0700

USCIS - 800-375-5283

" Have you tried the search tool? K1 isnt an easy process and a LOT of reading is required to avoid problems (RFEs) etc, if you dont like reading, be prepared to spend WAY more time and couple more $$$ with an lawyer " 

Didn't find the answer you were looking for? Ask our VJ Immigration Lawyers.