Jump to content
Mollie09

Brazilians divorced in the US - registering divorce in Brazil?

Share

19 posts in this topic

Recommended Posts

Filed: IR-1/CR-1 Visa Country: Brazil
Timeline

Mollie, are you only having to register your previous marriage and divorce in Brazil because you're wanting to take your husband's name and you are not a U.S citizen yet?

And how is that? When in the process of doing that did the issue come up?

I'm going to Brazil for my interview, maybe I should register mine there so I can take my husband's name ?

• 7 months later...
On 10/16/2016 at 9:25 AM, Mollie09 said:

Hello Brazilians of VJ, I need your help!

I got married and divorced to a US citizen while living in the US. I never registered the marriage or divorce with the consulate because I didn't need to in the time we were married - I didn't apply for a passport, or change my name, in the US or Brazil. Now I'm remarried and want to change my name in my passport, but apparently I need to register my divorce in Brazil? Has someone done this? How do I do that?

Thanks for the help!

Olá brasileiros do VJ, preciso muito da sua ajuda!

Eu me casei e me divorciei de um cidadão americano morando nos EUA. Nunca registrei nem o casório, nem o divórcio, porque no tempo em que estávamos casados não precisei entrar em contato com o consulado (mudança de nome, renovação de passaporte, nada). Agora me casei novamente com outro americano, e quero registrar o casamento para mudar o nome no passaporte, mas pra fazer isso preciso registrar meu divórcio no Brasil? Alguém já passou por isso e pode me orientar?

Muito obrigada!

Oi!! Não sei se vc ainda precisa de ajuda nessa questão!

Se sim, voce precisa apostilar a sua certidão de casamento e divórcio, envie para o Brasil, lá os documentos serão traduzidos por um tradutor juramentado e os documentos serão registrados em cartório.

Se ainda tiver dúvida, me envie um email!

Carla

Edited by TBoneTX
to remove e-mail address

Filed: Citizen (apr) Country: Brazil
Timeline
11 hours ago, Carla Zero said:

Oi!! Não sei se vc ainda precisa de ajuda nessa questão!

Se sim, voce precisa apostilar a sua certidão de casamento e divórcio, envie para o Brasil, lá os documentos serão traduzidos por um tradutor juramentado e os documentos serão registrados em cartório.

Se ainda tiver dúvida, me envie um email!

Carla

Na verdade o processo nao e tao facil, eu acabei de receber minha certidao brasileira de divorcio. Caso alguem leia isso um dia procurando a resposta, aqui esta:

Precisei contratar uma advogada no Brasil para entrar com um caso no STJ pedindo a homologacao do divorcio realizado nos EUA com um monte de documentos, incluindo uma carta assinada pelo meu ex-marido. O processo no STJ durou 7 meses.

6 hours ago, Mollie09 said:

Na verdade o processo nao e tao facil, eu acabei de receber minha certidao brasileira de divorcio. Caso alguem leia isso um dia procurando a resposta, aqui esta:

Precisei contratar uma advogada no Brasil para entrar com um caso no STJ pedindo a homologacao do divorcio realizado nos EUA com um monte de documentos, incluindo uma carta assinada pelo meu ex-marido. O processo no STJ durou 7 meses.

So há necessidade de homologação pelo STJ se tiver menores envolvidos. Caso contrário, desde outubro/2016, todo procedimento eh feito através de APOSTILAMENTO, o que dispensa a necessidade de consularização e/ou homologação pelo STJ.

A Homologação é necessária quando existem menores, incapazes ou caso algum termo do divórcio ainda esteja sendo cumprido (por ex. pagamentos de diferenças, pensão a filhos maiores e/ou incapazes, etc)

Talvez tenha sido esse seu caso, mas que bom que resolveu!

Um abraço!

Didn't find the answer you were looking for? Ask our VJ Immigration Lawyers.